Pós Graduação Farmácia Clínica

Público Alvo

Profissionais farmacêuticos que têm interesse a direcionar suas atividades ao atendimento das necessidades dos usuários de medicamentos, com foco em metodologias ativas para o segmento fármaco-terapêutico embasadas nos conceitos da atenção farmacêutica.

Estrutura Curricular

Carga horária: 420 HORAS

1) Farmacologia Clínica I– 24h Dr André Tomaz Terra Junior

2) Farmacologia Clínica II – 24h Dr. André Tomaz Terra Junior

3) Farmacocinética Clínica I– 24h Dr. Jeferson de Oliveira Salvi

4) Farmacocinética Clínica II-24h Dr. Jeferson de Oliveira Salvi

5) Princípios Básicos da Atenção Farmacêutica e Ciclo da Assistência Farmacêutica – 24h Me. Caroline Klein Maranho Salvi

6) Semiologia– 24h Me. Emanoela Maria Rodrigues de Souza

7) Farmacoepidemiologia e Farmacovigilância– 24h Dr. André Tomaz Terra Junior

8) Gestão em Farmácia Hospitalar– 24h Esp. Carina Campos Martins Buriti

 9) Atenção farmacêutica na Pediatria e Saúde da Mulher– 24h Dr Jeferson de Oliveira Salvi

 10) Atenção Farmacêutica na Cardiologia– 24h Dr. André Tomaz Terra Junior

11) Atenção Farmacêutica em Oncologia e Geriatria– 24h Dr. Jeferson de Oliveira Salvi

12) Atenção Farmacêutica na área de Psicotrópicos– 24h Me. Aguisson de Oliveira Salvi

 13) Atenção Farmacêutica em pacientes graves (unidade de terapia intensiva)– 24h Me. Caroline Klein Maranho Salvi

14)Atenção Farmacêutica na prescrição de fitoterápicos– 24h Dr. Ely Eduardo Saranz Camargo

15) Metodologia do Trabalho Cientifico –  24h Dr. Alexandre Zandonadi Meneguelli

16) Atenção Farmacêutica na Prescrição de Antimicrobianos– 24h     Me. Aguisson de Oliveira Salvi

17) Atenção Farmacêutica em Pacientes portadores de doenças crônicas – 24h: Dr. André Tomaz Terra Junior

Objetivos do Curso

OBJETIVO GERAL

Desenvolver a capacidade do profissional farmacêutico para a prática clínica relacionada à atenção farmacêutica e também a promoção do uso racional dos medicamentos.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Empregar os conhecimentos farmacodinâmicos, farmacocinéticos e outros aspectos específicos relacionados atenção farmacêutica a fim de desenvolver  o segmento fármaco-terapêutico individualizado.

JEFERSON DE OLIVEIRA SALVI:

Bacharel em Farmácia generalista pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2009), especialista em Acupuntura pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2011), Mestre e Doutor em Biologia Celular e Molecular aplicada à Saúde (ULBRA-PPGBioSaude). Possui experiência em Biologia Celular, com ênfase no Estresse Oxidativo e Antioxidantes, nas áreas de Farmacologia, Farmacoterapia, Fitoquímica, Toxicologia e com as Práticas Integrativas e Complementares. Desenvolve pesquisa na identificação de metabólitos secundários, avaliação do potencial antioxidante e citotoxicidade de plantas da região amazônica.

CAROLINE KLEIN MARANHO SALVI:

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Especialização em Hematologia e Hemoterapia Laboratorial pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), título de proficiência técnica em Imuno-Hematologia pela Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH) e mestrado em Ciências com foco na área de Hemoterapia e Medicina Transfusional pela Universidade de São Paulo (USP – Ribeirão Preto).

ANDRÉ TOMAZ TERRA JUNIOR:

Graduado em Farmácia Industrial / Medicamentos pela Universidade José do Rosário Vellano (2004), Mestre em Oncologia Clínica, Células-tronco e Terapia Celular pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP / RP (2014), Doutor em Morfologia e Medicina Experimental pela mesma instituição e pesquisador da Faculdade de Medicina de Ribeirão – USP / RP. Tem experiência na área de Farmacologia Cardiovascular, Alterações cardiovasculares relacionadas ao uso crônico de etanol, Alterações mitocondriais, Biologia molecular, Oncologia clínica, com ênfase em Uro-oncologia, Uso de Drogas psicoativas e Aprimoramento Neurocognitivo Farmacológico

ALEXANDRE ZANDONADI MENEGUELLI:

Doutor em Biotecnologia pela Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande- UCDB (2020). Mestre em Ciências Ambientais, pela UNIR campus Rolim de Moura (2015), Especialista em Microbiologia e Parasitologia pela Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (2020), Especialista em Zoologia pela FACIMED (2010), Graduado em Ciências Biológicas pelo CEULJI-ULBRA (2009).

AGUISSON DE OLIVEIRA SALVI:

Graduado em Farmácia com habilitação em Análises Clínicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Obteve o título de Mestre em Farmácia pela mesma instituição na área de Fármaco-Medicamento (2015). Também possui especialização latu-sensu em Perícia Criminal e Ciências Forenses pelo Instituto de Pós Graduação de Goiás (2016). Tem experiência na área de Farmacognosia, atuando na pesquisa dos seguintes assuntos: desenvolvimento e validação de metodologias analíticas, HPLC, técnicas cromatográficas e espectroscópicas, busca de substâncias bioativas a partir de produtos naturais com potencial atividade antioxidante e antibacteriana.

ELY EDUARDO SARANZ CAMARGO:

Graduado em Farmácia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1991), mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho na área de concentração de Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos e Medicamentos (2001) e doutor em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho na área de concentração em Farmácia (2010). Pós -doutorando em Ciências da Saúde na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Mato Grosso na área de Farmacologia (2020).

CARINA CAMPOS MARTINS BURITI:

Farmacêutica Bioquímica, graduada pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal – FACIMED (2011). Especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2015). Especialista em Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente pelo Instituto de Pesquisa Sirio LIbânes (2016). Especialista em Farmácia Hospitalar (Uninter) 2017. Experiência na área de Farmácia e Farmácia hospitalar, com ênfase Assistência Farmacêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: Assistência Farmacêutica SUS, Uso Racional de Medicamentos e Seleção, Administração e Economia Farmacêutica, Segurança do Paciente.

EMANOELA MARIA RODRIGUES DE SOUSA:

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN (2001), Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Rondônia/UNIR (2015). Especialista em Saúde Mental pela UNIR (2007), Especialista na Área da Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes pela Universidade de São Paulo – USP (2003), Especialista em Saúde Publica pela Fundação Osvaldo Cruz – FIOCRUZ (2003).

SOBRE A FANORTE

Instituição de Ensino Superior de Cacoal (FANORTE CACOAL) estabelece como missão contribuir-se como um centro avançado para estudos e ações transdisciplinares sistemáticos, fundamentado na produção, armazenamento e transmissão do conhecimento, formando profissionais a partir do aprimoramento de talentos, seres humanos dotados de visão abrangente e crítica da sociedade e do mundo.

Assim a FANORTE forma profissionais que buscam a excelência em todo e qualquer desempenho que forem chamados a exercer, conjugando, sempre que necessário e possível, as competências teóricas e práticas, por meio de instrumentos científicos, filosóficos e tecnológicos, em suas áreas eleitas de atuação.