Pós Graduação Farmácia Clínica

Público Alvo

Profissionais farmacêuticos que têm interesse a direcionar suas atividades ao atendimento das necessidades dos usuários de medicamentos, com foco em metodologias ativas para o segmento fármaco-terapêutico embasadas nos conceitos da atenção farmacêutica.

Estrutura Curricular

Carga horária: 420 HORAS

ESPECIALIZAÇÃO EM FARMÁCIA CLÍNICA E PRESCRIÇÃO FARMACÊUTICA

 

 

DISCIPLINA

CH

DATA

01

Princípios da Farmácia Clínica, Farmacocinética e Farmacodinâmica Clínica.

30h

Maio/2021

02

Fisiopatologia e Farmacologia do Sistema Digestório e Respiratório

30h

Junho/2021

03

Fisiopatologia e Farmacologia dos Processos Infecciosos

30h

Junho/2021

04

Fisiopatologia e Farmacologia dos Processos Neoplásicos

30h

Julho/2021

05

Farmacoterapia Aplicada a Suplementação, Alimentos Funcionais e Nutracêuticos

30h

Agosto/2021

06

Semiologia Farmacêutica e Boas Práticas de Prescrição.

30h

Agosto/2021

07

Farmacoterapia Aplicada as Patologias Dermatológicas

30h

Setembro/2021

08

Fisiopatologia e Farmacologia do Sistema Sistema Renal e Cardiovascular

30h

Outubro/2021

09

Fisiopatologia e Farmacologia do Sistema Nervoso Central e Periférico (setembro)

30h

Outubro/2021

10

Farmacoterapia Aplicada a Pediatria, Geriatria e Obstetrícia

30h

Novembro/2021

11

Fisiopatologia e Farmacologia da Dor e dos Processos Inflamatórios.

30h

Dezembro/2021

12

Farmacologia da Metabologia e Endocrinologia

30h

Dezembro/2021

CARGA HORÁRIA TOTAL

360 Horas

Obs.: Sujeito a mudança.

Objetivos do Curso

OBJETIVO GERAL

Desenvolver a capacidade do profissional farmacêutico para a prática clínica relacionada à atenção farmacêutica e também a promoção do uso racional dos medicamentos.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Empregar os conhecimentos farmacodinâmicos, farmacocinéticos e outros aspectos específicos relacionados atenção farmacêutica a fim de desenvolver  o segmento fármaco-terapêutico individualizado.

JEFERSON DE OLIVEIRA SALVI:

Bacharel em Farmácia generalista pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2009), especialista em Acupuntura pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2011), Mestre e Doutor em Biologia Celular e Molecular aplicada à Saúde (ULBRA-PPGBioSaude). Possui experiência em Biologia Celular, com ênfase no Estresse Oxidativo e Antioxidantes, nas áreas de Farmacologia, Farmacoterapia, Fitoquímica, Toxicologia e com as Práticas Integrativas e Complementares. Desenvolve pesquisa na identificação de metabólitos secundários, avaliação do potencial antioxidante e citotoxicidade de plantas da região amazônica.

CAROLINE KLEIN MARANHO SALVI:

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Especialização em Hematologia e Hemoterapia Laboratorial pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), título de proficiência técnica em Imuno-Hematologia pela Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH) e mestrado em Ciências com foco na área de Hemoterapia e Medicina Transfusional pela Universidade de São Paulo (USP – Ribeirão Preto).

ANDRÉ TOMAZ TERRA JUNIOR:

Graduado em Farmácia Industrial / Medicamentos pela Universidade José do Rosário Vellano (2004), Mestre em Oncologia Clínica, Células-tronco e Terapia Celular pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP / RP (2014), Doutor em Morfologia e Medicina Experimental pela mesma instituição e pesquisador da Faculdade de Medicina de Ribeirão – USP / RP. Tem experiência na área de Farmacologia Cardiovascular, Alterações cardiovasculares relacionadas ao uso crônico de etanol, Alterações mitocondriais, Biologia molecular, Oncologia clínica, com ênfase em Uro-oncologia, Uso de Drogas psicoativas e Aprimoramento Neurocognitivo Farmacológico

ALEXANDRE ZANDONADI MENEGUELLI:

Doutor em Biotecnologia pela Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande- UCDB (2020). Mestre em Ciências Ambientais, pela UNIR campus Rolim de Moura (2015), Especialista em Microbiologia e Parasitologia pela Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (2020), Especialista em Zoologia pela FACIMED (2010), Graduado em Ciências Biológicas pelo CEULJI-ULBRA (2009).

AGUISSON DE OLIVEIRA SALVI:

Graduado em Farmácia com habilitação em Análises Clínicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Obteve o título de Mestre em Farmácia pela mesma instituição na área de Fármaco-Medicamento (2015). Também possui especialização latu-sensu em Perícia Criminal e Ciências Forenses pelo Instituto de Pós Graduação de Goiás (2016). Tem experiência na área de Farmacognosia, atuando na pesquisa dos seguintes assuntos: desenvolvimento e validação de metodologias analíticas, HPLC, técnicas cromatográficas e espectroscópicas, busca de substâncias bioativas a partir de produtos naturais com potencial atividade antioxidante e antibacteriana.

ELY EDUARDO SARANZ CAMARGO:

Graduado em Farmácia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1991), mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho na área de concentração de Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos e Medicamentos (2001) e doutor em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho na área de concentração em Farmácia (2010). Pós -doutorando em Ciências da Saúde na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Mato Grosso na área de Farmacologia (2020).

CARINA CAMPOS MARTINS BURITI:

Farmacêutica Bioquímica, graduada pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal – FACIMED (2011). Especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2015). Especialista em Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente pelo Instituto de Pesquisa Sirio LIbânes (2016). Especialista em Farmácia Hospitalar (Uninter) 2017. Experiência na área de Farmácia e Farmácia hospitalar, com ênfase Assistência Farmacêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: Assistência Farmacêutica SUS, Uso Racional de Medicamentos e Seleção, Administração e Economia Farmacêutica, Segurança do Paciente.

EMANOELA MARIA RODRIGUES DE SOUSA:

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN (2001), Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Rondônia/UNIR (2015). Especialista em Saúde Mental pela UNIR (2007), Especialista na Área da Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes pela Universidade de São Paulo – USP (2003), Especialista em Saúde Publica pela Fundação Osvaldo Cruz – FIOCRUZ (2003).

SOBRE A FANORTE

Instituição de Ensino Superior de Cacoal (FANORTE CACOAL) estabelece como missão contribuir-se como um centro avançado para estudos e ações transdisciplinares sistemáticos, fundamentado na produção, armazenamento e transmissão do conhecimento, formando profissionais a partir do aprimoramento de talentos, seres humanos dotados de visão abrangente e crítica da sociedade e do mundo.

Assim a FANORTE forma profissionais que buscam a excelência em todo e qualquer desempenho que forem chamados a exercer, conjugando, sempre que necessário e possível, as competências teóricas e práticas, por meio de instrumentos científicos, filosóficos e tecnológicos, em suas áreas eleitas de atuação.